-
Arquitetos: Palma, Produtora
- Ano: 2022
-
Fotografias:Onnis Luque
Descrição enviada pela equipe de projeto. PILARES são pequenos centros comunitários que fornecem infraestrutura social, educacional e cultural aos habitantes da Cidade do México. Como iniciativa da prefeitura, esses PILARES (Pontos de Inovação, Liberdade, Arte, Educação e Conhecimento) proporcionam acesso a computadores, internet, espaços multiuso para oficinas diversas (carpintaria, serigrafia, fotografia, etc.) e áreas flexíveis destinadas à eventos sociais para os moradores locais. Mais de 250 PILARES são planejados para a Cidade do México, dos quais uma pequena parte foi encomendada a arquitetos com trajetórias distintas.
Concebida como uma colaboração entre os escritórios mexicanos PRODUCTORA e Palma, a estrutura de 440 m2 e 2 andares aproveita as características físicas da propriedade, um pequeno terreno triangular no centro do distrito de Magdalena de Contreras, ao sul da Cidade do México. A adição de um segundo nível marca um contraste com a inclinação topográfica do terreno. Enquanto o nível inferior está inserido no solo, o segundo nível forma uma composição dinâmica de volumes azuis com diferentes proporções e aberturas, criando a variedade requerida nos espaços internos.
Compreendendo as severas restrições orçamentárias e a pouca influência que teríamos na obra, projetamos uma estrutura de aço simples com alturas generosas que podem ser adaptadas no futuro. O primeiro nível é aberto e transparente e inclui áreas externas cobertas onde os vizinhos podem se abrigar da chuva ou do sol, mesmo que o centro esteja fechado. O segundo nível é revestido com painéis industriais que receberam um estuque azul: acabamento artesanal (quase como papel machê) que expressa a prática manual nas oficinas. Aplicando estas técnicas construtivas simples e eficazes, conseguimos finalizar a obra dentro dos prazos e custos estabelecidos.